ictus produtos para saúde guarapuava paraná
15/10/2020 Por ictus Off

EFEITOS DA BAIXA UMIDADE RELATIVA DO AR PARA A SAÚDE HUMANA

Crianças, idosos e pessoas que já têm alguma doença respiratória são os grupos mais vulneráveis aos problemas impostos pelo ar seco e precisam redobrar os cuidados nesta época.

ictus produtos para saúde guarapuava paraná

O território brasileiro, na sua grande maioria, apresenta características claras e opostas no inverno e no verão. Verão quente e chuvoso enquanto o inverno é frio e muito seco.

Temos observado nos noticiários principalmente dos últimos dias, a grande preocupação dos meteorologistas com os baixos índices de umidade do ar em muitas regiões do país. Essa variável meteorológica pode afetar a saúde humana.

Umidade relativa do ar é a quantidade de água contida na atmosfera (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade no ar gira em torno de 40% e 70%. Acima desses valores, o ar fica praticamente saturado de vapor d’água, o que interfere no nosso mecanismo de controle da temperatura corporal exercido pela transpiração. Quanto mais alta a temperatura e mais úmido o ar, mais lenta será a evaporação do suor, que ajuda a dissipar o calor e resfriar o corpo.

O oposto, tempo seco demais e baixa umidade do ar causam danos maiores para a saúde, pois além de dificultarem a dispersão de gases poluentes, que agravam a situação, provocam o ressecamento das mucosas das vias aéreas, tornando a pessoa mis vulnerável a crises de asma e a infecções virais e bacterianas. Baixa umidade do ar deixa também o sangue mais denso por causa da desidratação e favorece o aparecimento de problemas oculares e alergias. Mesmo quando a temperatura sobe, o ar seco faz estragos, pois acelera a absorção do suor pelo ambiente e resseca a pele. Quanto mais quente o ar nos períodos de longa estiagem, menor a umidade do ar.

Crianças, idosos e pessoas que já têm alguma doença respiratória são os grupos mais vulneráveis aos problemas impostos pelo ar seco e precisam redobrar os cuidados nesta época.

A pele sofre muito com a baixa umidade, principalmente nas extremidades aonde possui pouca gordura, como é o caso dos pés, dos cotovelos e das mãos. Hidratantes podem ajudar na recuperação da pele ressecada – use sempre o tipo mais apropriado à sua característica de pele.

Não podemos controlar as variações climáticas que tanto afetam o nosso organismo, no entanto cabe a nós tomar precauções que podem preservar nossa saúde e nos dar mais conforto especialmente nos períodos em que a umidade do ar está baixa.

Alguns cuidados pessoais que podem nos ajudar:

  • Lavar as mãos com frequência e evitar coloca-las na boca e no nariz
  • Manter o corpo bem hidratado. Beber bastante água, mesmo sem sentir sede. No lanche ou na sobremesa prefira frutas ricas em líquidos como melancia, melão e laranja. Atenção à hidratação das crianças, idosos e doentes
  • Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento
  • Entre as 10h e 16h evite a prática de exercícios físicos
  • Hidrate a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar-se
  • Use chapéus, bonés e óculos escuros para proteção contra o sol
  • Aproveite o vapor d’água durante o banho para lubrificar as narinas

 

Em relação ao ambiente:

  • Colocar toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos aposentos e principalmente nos quartos de dormir
  • Evitar aglomerações e permanência em ambientes fechados ou com ar condicionado
  • Manter a casa limpa e arejada, pois o tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e poeira nos móveis, cortinas e tapetes. Não use vassouras que levantem o pó. Use aspiradores e panos úmidos para limpar
  • Ligue os ventiladores de teto para cima, pois para baixo levantam a poeira que se mistura no ar que você irá respirar
  • Deixe o carro em casa, sempre que possível, e aproveite para fazer caminhada quando for percorrer distâncias menores
  • Não queime lixo nem provoque queimadas por descuido ou desatenção

 

“ICTUS | O importante é se importar com a vida”