máscara descartável tripla camada infantil cirúrgica proteção em guarapuava paraná
28/02/2021 Por ictus Off

Covid-19 e máscaras: dicas para famílias

O que você deve saber sobre máscaras e como e quando utilizá-las

 

As máscaras ajudam a impedir a propagação do novo coronavírus, mas isso não facilita o seu uso pelas crianças, como muitos pais e mães vêm descobrindo.

A prática de usar máscara para reduzir a transmissão de germes tem uma longa história em alguns países. Mas, para muitas famílias, 2020 será lembrado como a primeira vez em que colocaram uma máscara.

Se você nunca usou uma máscara antes, provavelmente terá muitas perguntas. Para ajudar você a tomar as melhores decisões para sua família, reunimos as informações mais recentes de especialistas sobre máscaras e Covid-19, como usar e cuidar das máscaras corretamente e ideias sobre como facilitar o uso delas com sucesso entre seus familiares.

Para obter informações gerais sobre a Covid-19, seus sintomas, como o novo coronavírus se espalha e como você pode se proteger e proteger suas crianças e seus adolescentes, leia Coronavírus (Covid-19): O que você precisa saber.

Por que usar máscara ou cobertura facial?

Uma das principais formas de disseminação da Covid-19 é por meio de gotículas respiratórias que as pessoas expelem quando falam, cantam, tossem ou espirram. Pesquisas estão em andamento, mas sabemos que pessoas sem sintomas podem espalhar o vírus, o que significa que alguém pode contagiar outras pessoas mesmo sem saber.

Essa é uma das razões pelas quais o distanciamento físico é tão importante em locais onde a Covid-19 está ativa. Mas nem sempre é possível manter distância de outras pessoas em locais públicos lotados, razão pela qual o uso de uma máscara de tecido em tais ambientes é recomendado para proteção mútua.

Mas lembre-se sempre de que uma máscara por si só não impedirá a disseminação do novo coronavírus – todos nós precisamos praticanr o distanciamento físico e lavar as mãos com frequência. Seguindo essas etapas juntos, podemos vencer a Covid-19.

 

Que tipo de máscara devo comprar para minha família?

Máscaras caseiras (também chamadas de máscaras de pano/tecido): se você e sua família moram em um lugar onde novo coronavírus está ativo e não têm nenhum sintoma de Covid-19, então as máscaras de pano são recomendadas.

Máscaras cirúrgicas ou médicas: As máscaras cirúrgicas estão escassas no mundo todo por causa da pandemia. Elas são recomendadas somente se você ou um membro da família corre um risco maior de doença grave devido à Covid-19 (pessoas com mais de 60 anos ou com problemas de saúde subjacentes), se você está com suspeita ou é caso confirmado de Covid-19 ou se você está cuidando de alguém com Covid-19. Uma máscara cirúrgica/médica deve ser usada para proteger outras pessoas, se você tiver sintomas de Covid-19.

 

Que tipo de máscara de tecido é melhor?

As máscaras faciais de pano vêm em uma ampla variedade de materiais e podem ser algo que você faz em casa ou compra em uma loja. As pesquisas sobre seu uso continuam, mas sua eficácia depende do tipo de tecido usado e do número de camadas que possui. A Organização Mundial da Saúde recomenda o uso de máscaras com três camadas compostas da seguinte forma:

  • uma camada interna de material absorvente, como algodão
  • uma camada intermediária de material não tecido, como polipropileno
  • uma camada externa de material não absorvente, como poliéster ou mistura de poliéster

Qualquer que seja o tipo de cobertura facial escolhido, deve cobrir o nariz, a boca e o queixo e ser presa com elásticos ou laços.

 

Quando minha família deve usar uma máscara?

Verifique se as autoridades locais exigem que você use máscaras em determinados ambientes e se há, onde você, mora recomendações específicas relacionadas a faixas etárias.

O uso de máscara por crianças depende de vários fatores, incluindo a idade e a capacidade de usar a máscara de forma segura e adequada. Consulte as orientações da Organização Mundial da Saúde e do UNICEF (disponível somente em inglês e espanhol) para obter mais detalhes.

Em geral, as crianças de até 5 anos não devem usar máscaras. Outros medidas preventivas, como lavagem de mãos e distanciamento social, devem ser priorizadas para essa faixa etária.

Caso se decida pelo uso de máscaras em crianças de até 5 anos, esse deve ser feito sob a supervisão apropriada e consistente de um adulto responsável, respeitando-se os tempos de cada criança para essa adaptação. O uso correto da máscara pela criança deve ser garantido para evitar qualquer dano potencial a ele associado.

Crianças de 6 a 11 anos – A recomendação ou decisão de usar (ou não) máscaras em crianças de 6 a 11 anos deve levar em consideração análise de fatores de risco, como, por exemplo, a intensidade de transmissão na área de residência e a situação pessoal e familiar de cada criança. A legislação sanitária local também deve ser observada.

IMPORTANTE: Crianças com deficiências cognitivas ou respiratórias graves, que tenham dificuldade em tolerar a máscara, não devem, em nenhuma circunstância, ser obrigadas a usá-las.

Se a Covid-19 estiver muito ativa em sua área, uma máscara de tecido deve ser usada em todos os ambientes públicos. Sempre que possível, evite áreas de tráfego intenso de pessoas e espaços fechados com pouca ventilação.

Há muitas informações imprecisas sobre o uso de máscaras e a Covid-19 em circulação, portanto, certifique-se de usar fontes confiáveis como o UNICEF, a OMS e as autoridades de saúde nacionais e locais ao tomar decisões que dizem respeito à saúde de sua família.

 

Quando você não deve usar uma máscara?

Máscaras não devem ser usadas por ninguém que não consiga colocá-las ou removê-las sem ajuda, como bebês e crianças pequenas e pessoas de qualquer idade com transtornos de desenvolvimento que afetem a coordenação motora, com deficiência auditiva, ou doenças respiratórias crônicas.

O UNICEF e a OMS recomendam que crianças de até 5 anos não sejam obrigadas a usar máscaras. Isso se baseia na segurança da criança e reconhece que as crianças podem atingir marcos de desenvolvimento em diferentes idades.

Alguns países têm recomendações diferentes sobre o uso de máscara por crianças, por isso, é importante verificar com as autoridades locais sobre quaisquer requisitos específicos de idade. Se a legislação local exigir que crianças com 5 anos ou menos usem máscaras, você ou outro adulto responsável deve estar de olho o tempo todo na criança, para supervisionar o uso seguro da máscara.

Se você ou um membro da família tem um problema de saúde ou alguma deficiência que dificulte o uso de máscara, consulte seu médico para saber o que é melhor para vocês.

Ao se exercitar, escolha um lugar onde o uso de máscara não seja necessário, como em casa ou em um espaço (como ao ar livre) onde possa manter uma distância física segura de outras pessoas. Crianças e adultos não devem usar máscara durante a prática de esportes ou atividades físicas, para não comprometer a respiração. O suor também pode fazer a máscara ficar molhada, dificultando a respiração e o crescimento de germes.

 

Que parâmetros devo levar em consideração ao escolher uma máscara para meus filhos e filhas?

Muitas máscaras são projetadas para adultos e não são adequadas para crianças e até adolescentes mais jovens. Se você for comprar máscaras, escolha um modelo que seja do tamanho certo para a sua criança e adolescente. Quer você compre ou faça as máscaras para seus filhos e filhas, deve certificar-se de que elas cubram bem a boca, o nariz e o queixo, de que não deixem lacunas nas laterais e de que não obstruam a visão. Você também deve certificar-se de que a criança ou adolescente possa respirar confortavelmente com a máscara ao caminhar em um ritmo acelerado e falar.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA

Crianças/adolescentes com transtornos de desenvolvimento ou deficiências podem enfrentar barreiras, limitações e riscos adicionais e, portanto, devem receber opções alternativas de uso de máscara, como protetores faciais . As políticas sobre máscaras devem ser adaptadas para crianças com deficiência com base em considerações sociais, culturais e ambientais.

O uso de máscaras por crianças com perda auditiva ou problemas auditivos pode representar barreiras à aprendizagem e outros desafios. Essas crianças podem perder oportunidades de aprendizagem por causa da eliminação de leitura labial e expressões do orador – decorrentes do uso de máscaras – e distanciamento físico. Máscaras adaptadas, como máscaras transparentes, ou o uso de protetores faciais podem ser explorados como uma alternativa às máscaras de tecido.

 

Como limpar uma máscara de tecido

Lave as máscaras de tecido com sabão ou detergente, de preferência em água quente (pelo menos 60 graus Celsius). Se for lavar na máquina, use a configuração apropriada mais quente para o tipo de tecido. Se for lavar à mão, use água quente com sabão. Após a lavagem, a máscara deve secar completamente antes de ser usada novamente. Guarde as máscaras em um saco limpo.

Como usar a máscara corretamente

máscara descartável tripla camada infantil cirúrgica proteção em guarapuava paraná

Usar, remover e cuidar de uma máscara corretamente é importante para proteger sua saúde e as pessoas ao seu redor. Pratique, com sua família, a lista de verificação abaixo, para transformá-la em uma rotina.

 

Ao colocar uma máscara

  • Sempre comece por lavar as mãos com água e sabão antes de colocar a máscara.
  • Verifique se a máscara está limpa. Verifique se há rasgos ou buracos. Não use a máscara se ela estiver suja ou danificada.
  • Ajuste a máscara para cobrir bem a boca, o nariz e o queixo, sem deixar lacunas nas laterais.
  • Certifique-se de que está confortável para respirar.

 

Enquanto estiver usando uma máscara

  • Troque a máscara se ela ficar suja ou molhada.
  • Não puxe a máscara sob o nariz ou o queixo, nem use-a na cabeça – ela deve cobrir totalmente a boca e o nariz para ser eficaz.
  • Não toque na máscara durante o uso.

Dica: Se você e sua família planejam tirar as máscaras reutilizáveis durante o dia, carregue sacolas limpas que podem ser fechadas para guardá-las. Use uma bolsa separada para cada máscara em sua família. Ao colocar a máscara ou removê-la da bolsa, manuseie-a pelos laços ou laços elásticos (sem tocar na superfície da máscara) para evitar possível contaminação. Lembre-se de lavar as mãos antes de colocá-la e depois de retirá-la.

 

Ao tirar uma máscara

  • Lave as mãos antes de tirar a máscara.
  • Retire a máscara removendo-a com as alças ou laços elásticos. Evite tocar na frente da máscara.
  • Lave as mãos após remover a máscara.
  • As máscaras de tecido devem ser lavadas após cada uso e armazenadas em um saco limpo.
  • As máscaras cirúrgica/médicas são descartáveis e devem ser descartadas em um saco plástico fechado com um nó, colocado em uma lixeira fechada.

Seis erros comuns que devem ser evitados

máscara descartável tripla camada infantil cirúrgica proteção em guarapuava paraná

Não puxe a máscara abaixo do nariz

máscara descartável tripla camada infantil cirúrgica proteção em guarapuava paraná

Não deixe o queixo exposto

máscara descartável tripla camada infantil cirúrgica proteção em guarapuava paraná

Não puxe a máscara abaixo do queixo

máscara descartável tripla camada infantil cirúrgica proteção em guarapuava paraná

Não toque na máscara enquanto a usa

máscara descartável tripla camada infantil cirúrgica proteção em guarapuava paraná

Não use a máscara solta

máscara descartável tripla camada infantil cirúrgica proteção em guarapuava paraná

Não use a máscara se estiver suja, danificada ou molhada

O uso inadequado de máscaras pode determinar uma falsa sensação de segurança e até ser um meio de contaminação não só para crianças (principalmente as de até 5 anos) e adolescentes, como também para os adultos.

Como falar com crianças e adolescentes sobre o uso de máscaras

A pandemia de Covid-19 perturbou a vida familiar em todo o mundo, causando estresse, ansiedade e tristeza.

Compreensivelmente, as máscaras podem aumentar esses sentimentos para muitas crianças, especialmente em países onde não sejam habitualmente usadas. Para crianças menores em particular, o uso de máscara por adultos pode ser confuso e perturbador.

Se sua família nunca usou máscaras antes, é importante abordar isso de uma forma aberta e solidária com seus filhos e filhas. O uso de máscaras está desenvolvendo um hábito, portanto, lembretes contínuos e um comportamento consistente serão essenciais. Também é importante lembrar a seus filhos e filhas que uma máscara deve sempre ser combinada com outras precauções importantes (como distanciamento físico, lavagem frequente das mãos e etiqueta respiratória) para se proteger e proteger os outros.


Aqui estão algumas ideias para ajudar você a introduzir o uso de máscaras na sua família:


Seja honesto(a)

Use uma linguagem apropriada à idade e seja sensível ao nível de ansiedade de seus filhos e filhas. Reconheça que as máscaras não são muito divertidas para nenhum de nós. Mas explique como, usando máscaras, podemos ajudar a manter as pessoas ao nosso redor seguras, incluindo membros mais velhos e mais vulneráveis da sociedade. Usar uma máscara mostra que nos preocupamos uns com os outros.

Lembre seus filhos e filhas que há muitos especialistas trabalhando arduamente para parar a Covid-19, mas eles precisam da nossa ajuda e isso significa tomar todas as precauções.

E é importante para todos nós lembrarmos que usar uma máscara por si só não nos deixa seguros. Precisamos continuar lavando nossas mãos com frequência e mantendo distância de pessoas fora de casa.

 

Ouça e mostre empatia

Pergunte a seus filhos e filhas o que eles pensam e procure sinais de ansiedade, como uma mudança em sua linguagem corporal ou tom de voz. Responda às perguntas deles da melhor maneira possível. Não há problema em não saber todas as respostas – esta é uma situação nova para todos nós. Lembre-os que eles podem sempre entrar em contato com você com perguntas ou preocupações a qualquer momento. Verifique regularmente como eles estão se sentindo. Dependendo da idade, você pode perguntar o que estão ouvindo de amigos e amigas para iniciar a conversa e se certificar de que tenham informações confiáveis.

 

Seja coerente

Para ser eficaz, o uso de máscara deve se tornar automático, por isso, é essencial dar o exemplo, adotando o comportamento correto e enfatizando constantemente sua importância. Encontre maneiras de enfatizar a importância de se usar a máscara de maneira adequada e incentive os membros de sua família para que lembrem uns aos outros quando algo não estiver certo. As crianças e os adolescentes são rápidos em identificar inconsistências, portanto, esteja atento ao exemplo que você dá e incentive parentes e amigos a seguir as recomendações sobre o uso de máscaras também.

 

USO DE MÁSCARA NAS ESCOLAS

  • O uso de máscaras nas escolas deve levar em consideração fatores de risco relacionados à transmissão local, outras medidas de prevenção, infraestrutura das escolas, as recomendações para cada faixa etária, a legislação sanitária local, bem como a condição pessoal e familiar de cada criança.
  • Atenção especial deve dada quando o uso de máscara puder interferir significativamente no processo de aprendizagem, nas atividades de educação física, alimentação, brincadeiras e esportes.

IMPORTANTE: A nenhuma criança e nenhum adolescente deve ser negado o acesso à escola por indisponibilidade de máscara ou a sua falta devido a condições socioeconômicas. Nesses casos, a escola deve prover esse item para estudantes nessas situações.

 

Fonte: www.unicef.org/brazil

 

“ICTUS | O importante é se importar com a vida”