nr7 nr751 kit de primeiros socorros em guarapuava paraná
03/11/2021 Por ictus Off

Todos os estabelecimentos têm obrigação legal de estarem equipados com o Kit de Primeiros Socorros

7.5.1 Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida. O material deve ser guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.

 

nr7 nr751 kit de primeiros socorros em guarapuava paraná

 

As especificações sobre os kits de primeiros socorros estão determinadas na NR-7, ali estão informações sobre PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). Ela deixa claro que a empresa é obrigada a manter pelo menos um kit nas dependências. Ele deve conter materiais destinados à prestação dos primeiros socorros e esses itens devem ter relação com as atividades desenvolvidas na empresa.

Contudo, é importante dizer que a lei não especifica em que local se deve colocar o kit ou o que é obrigatório ter. Por isso, a empresa deve prestar atenção em algumas características do ambiente antes de montar.

Primeiro, atenção ao número de colaboradores do local, também ao tipo de atividade exercida. Em relação à localização do kit, ele deve ser posto em uma área estratégica para que seja acessado facilmente, além disso, um local longe do calor e da umidade.

 

O que deve ter no kit de primeiros socorros?

Como falamos, não há uma especificação do que é obrigatório ter, mas é definido alguns itens que não devem estar no kit. Remédios do tipo analgésico e anti-inflamatórios são proibidos. Isto está especificado no artigo 24 do Decreto 20.931/32 e também no Código Penal, artigos 182 e 184. Nessas legislações determina-se que é crime a prescrição de medicamentos por pessoas sem capacitação técnica.

 

cipa nr7 nr751 kit de primeiros socorros em guarapuava paranácipa nr7 nr751 kit de primeiros socorros em guarapuava paraná

 

Sendo assim, alguns itens comuns do kit são:

  • tesoura
  • máscara de proteção
  • luvas de látex
  • termômetro
  • pinça
  • algodão hidrófilo
  • esparadrapo
  • gazes
  • ataduras de creme
  • colar cervical

 

Quais cuidados para montar o kit de primeiros socorros?

Como qualquer equipamento relacionado à saúde, o kit de primeiros socorros necessita de alguns cuidados para sua montagem e também preservação. Além de evitar o uso de remédios, é preciso atenção em dois pontos:

  • prazo de validade: ter a maleta com os itens é um passo fundamental para o kit, mas isso não significa que não será necessária sua manutenção periódica. Até porque alguns dos conteúdos podem ter prazo de validade e se não utilizados deverão ser descartados e substituídos. Isso é um detalhe importante, pois, dependendo do tempo, esses objetos perdem totalmente a sua serventia.
  • avalie os riscos: no momento de montar o kit de primeiros socorros é fundamental que ele seja pensando de acordo com a rotina da empresa. Isto significa que é preciso avaliar quais são os riscos a que os funcionários estão sujeitos e a partir daí escolher ferramentas que estejam de acordo com as necessidades.

 

O que fazer após o atendimento inicial à vítima?

Assim que a vítima recebe o primeiro atendimento, independente da gravidade, é necessário chamar os profissionais para o atendimento adequado. Principalmente, em casos de fraturas, queimaduras de terceiro grau ou inconsciência. Nesses casos, é ideal ligar para o SAMU (192) e para o Corpo de Bombeiros (193).

Até aqui, falamos sobre os principais tópicos da lei de primeiros socorros para as empresas. Uma iniciativa fundamental para garantir a integridade dos funcionários no dia a dia de trabalho. Além disso, é uma maneira de manter os processos da companhia no mais alto grau de segurança.

Lembrando que ter um kit de primeiros socorros é uma obrigatoriedade, e que, além da manutenção do conteúdo, é preciso que a empresa invista em treinamento para os seus colaboradores. Nesse caso, ela tem algumas alternativas como a criação do CIPA, e também a contratação de uma empresa terceirizada para ensinar seus funcionários.

 

Aqui na Ictus você encontra de tudo para montar o Kit de Primeiros Socorros para o seu estabelecimento… Aguardamos a sua visita ou o seu contato!

 

“ICTUS | O importante é se importar com a vida”