7.5.1 Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida. O material deve ser guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.
As especificações sobre os kits de primeiros socorros estão determinadas na NR-7, ali estão informações sobre PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). Ela deixa claro que a empresa é obrigada a manter pelo menos um kit nas dependências. Ele deve conter materiais destinados à prestação dos primeiros socorros e esses itens devem ter relação com as atividades desenvolvidas na empresa.
Contudo, é importante dizer que a lei não especifica em que local se deve colocar o kit ou o que é obrigatório ter. Por isso, a empresa deve prestar atenção em algumas características do ambiente antes de montar.
Primeiro, atenção ao número de colaboradores do local, também ao tipo de atividade exercida. Em relação à localização do kit, ele deve ser posto em uma área estratégica para que seja acessado facilmente, além disso, um local longe do calor e da umidade.
O que deve ter no kit de primeiros socorros?
Como falamos, não há uma especificação do que é obrigatório ter, mas é definido alguns itens que não devem estar no kit. Remédios do tipo analgésico e anti-inflamatórios são proibidos. Isto está especificado no artigo 24 do Decreto 20.931/32 e também no Código Penal, artigos 182 e 184. Nessas legislações determina-se que é crime a prescrição de medicamentos por pessoas sem capacitação técnica.
Sendo assim, alguns itens comuns do kit são:
- tesoura
- máscara de proteção
- luvas de látex
- termômetro
- pinça
- algodão hidrófilo
- esparadrapo
- gazes
- ataduras de creme
- colar cervical
Quais cuidados para montar o kit de primeiros socorros?
Como qualquer equipamento relacionado à saúde, o kit de primeiros socorros necessita de alguns cuidados para sua montagem e também preservação. Além de evitar o uso de remédios, é preciso atenção em dois pontos:
- prazo de validade: ter a maleta com os itens é um passo fundamental para o kit, mas isso não significa que não será necessária sua manutenção periódica. Até porque alguns dos conteúdos podem ter prazo de validade e se não utilizados deverão ser descartados e substituídos. Isso é um detalhe importante, pois, dependendo do tempo, esses objetos perdem totalmente a sua serventia.
- avalie os riscos: no momento de montar o kit de primeiros socorros é fundamental que ele seja pensando de acordo com a rotina da empresa. Isto significa que é preciso avaliar quais são os riscos a que os funcionários estão sujeitos e a partir daí escolher ferramentas que estejam de acordo com as necessidades.
O que fazer após o atendimento inicial à vítima?
Assim que a vítima recebe o primeiro atendimento, independente da gravidade, é necessário chamar os profissionais para o atendimento adequado. Principalmente, em casos de fraturas, queimaduras de terceiro grau ou inconsciência. Nesses casos, é ideal ligar para o SAMU (192) e para o Corpo de Bombeiros (193).
Até aqui, falamos sobre os principais tópicos da lei de primeiros socorros para as empresas. Uma iniciativa fundamental para garantir a integridade dos funcionários no dia a dia de trabalho. Além disso, é uma maneira de manter os processos da companhia no mais alto grau de segurança.
Lembrando que ter um kit de primeiros socorros é uma obrigatoriedade, e que, além da manutenção do conteúdo, é preciso que a empresa invista em treinamento para os seus colaboradores. Nesse caso, ela tem algumas alternativas como a criação do CIPA, e também a contratação de uma empresa terceirizada para ensinar seus funcionários.
Aqui na Ictus você encontra de tudo para montar o Kit de Primeiros Socorros para o seu estabelecimento… Aguardamos a sua visita ou o seu contato!
“ICTUS | O importante é se importar com a vida”