covid-19 oxímetro hipoxia silenciosa guarapuava paraná
31/03/2021 Por ictus Off

COVID-19 Hipóxia silenciosa – Por que você precisa ter um oxímetro?

COVID-19 Hipóxia silenciosa tem sido descrita como frequente em pacientes com a doença. Entenda a importância de possuir um oxímetro.

 

covid-19 oxímetro hipoxia silenciosa guarapuava paraná

 

Hipóxia Silenciosa

Hipóxia: É a diminuição da quantidade de oxigênio no sangue usualmente acompanhada por dispneia, ou seja, dificuldade para respirar, falta de ar. A hipóxia silenciosa é aquela na qual ocorre uma diminuição da saturação de oxigênio no sangue sem que o paciente apresente o desconforto respiratório. Em muitos casos de COVID-19 a hipóxia silenciosa pode ocorrer, especialmente em pessoas com mais de 60 anos. A consequência disso é que o paciente só vai apresentar sintomas quando a saturação de oxigênio está muito baixa. Algumas vezes, já é tarde demais.

 

Qual a saturação de oxigênio esperada no sangue?

O desejável é que a saturação de oxigênio seja acima de 95%. Alguns fatores podem influenciar nessa medida, como por exemplo dedos com sujidade, má posição do oxímetro no dedo, pilha do oxímetro com a carga vencida, entre outros. Se detectar uma saturação abaixo de 95%, repita a aferição tentando corrigir os problemas acima descritos e, se permanecer, indique que o paciente procure um serviço de saúde. É bom lembrar que COVID-19 não é o único motivo para a pessoa ter uma oxigenação mais baixa no sangue, de toda forma é necessário que o paciente investigue a razão.

Qual a vantagem da detecção precoce de hipóxia em pacientes com COVID-19?

Embora não tenhamos um tratamento específico para COVID-19, após 7 meses de pandemia, algumas abordagens medicamentosas e de suporte tem sido bem sucedidas para minimizar os riscos para o paciente. Iniciar o tratamento imediatamente com oxigênio e auxílio de medicamentos pode evitar a internação em UTI. Portanto, quanto antes for detectada a hipóxia e iniciado o tratamento melhor as perspectivas. É importante dizer que esses resultados foram obtidos em pacientes com sintomas de COVID-19.

 

Uso de Oxímetros Digitais pode detectar a hipóxia silenciosa

Em resumo, a hipóxia silenciosa ocorre quando o paciente não apresenta sintomas mais graves como falta de ar, confusão mental, mas, quando submetido a oximetria, apresentam baixa saturação de oxigênio, alguns casos bem graves com valores considerados extremamente baixos. Um oxímetro em casa pode salvar vidas!

“ICTUS | O importante é se importar com a vida”