esterilizador de ar aromatizante repelente em guarapuava paraná
24/11/2021 Por ictus Off

ALERGIA À POEIRA DOMÉSTICA

A alergia à poeira doméstica é causa importante de sintomas alérgicos respiratórios, principalmente de asma brônquica e rinite alérgica. Pode-se diminuir ou eliminar estes sintomas, diminuindo a exposição ao pó. Estas informações vão esclarecer, de que forma isto é possível.

esterilizador de ar aromatizante repelente em guarapuava paraná
Uma eletromicrografia de um ácaro (Aceria anthocoptes). A barra branca mede 30 µm.

O QUE É POEIRA DOMÉSTICA?

Apesar de existirem muitos componentes na poeira doméstica que podem causar alergia, o principal é o ácaro da poeira. É uma criatura semelhante a um inseto microscópico, que se encontra dentro das casas. Vive principalmente nos colchões, nos tapetes e móveis estofados, e prolifera em condições úmidas e quentes. Alimenta-se de epitélio e escamas de pele humana. Partículas de excreção produzidas pelos ácaros representam as substâncias alergênicas principais na poeira doméstica e causam manifestações nas pessoas alérgicas. Estas partículas continuam a causar sintomas alérgicos, mesmo após a morte do ácaro que as produziu.

 

ONDE VIVEM OS ÁCAROS?

A maior fonte de exposição a ácaros da poeira doméstica é representada pelos colchões no quarto de dormir, porque proporcionam as melhores condições de temperatura, umidade e alimento para o seu crescimento. Também são encontrados em travesseiros, cobertores, carpetes, tapetes, móveis estofados, cortinas e outros tecidos. As fêmeas do ácaro depositam 25 a 30 ovos, produzindo-se uma nova geração a cada 3 semanas. Assim é fácil compreender porque os colchões contêm um número tão grande de ácaros vivos e mortos.

COMO CONTROLAR OS ÁCAROS DA POEIRA DOMÉSTICA?

Estudos científicos em pacientes alérgicos à poeira e aos ácaros da poeira doméstica demonstraram que medidas rigorosas ambientais, visando à eliminação da poeira doméstica do dormitório, determinam redução significativa da sintomatologia alérgica e da necessidade de medicação sintomática.

Especial atenção deve ser dispensada aos cuidados do dormitório, uma vez que as pessoas permanecem ali um terço ou mais de cada 24 horas e porque é o ambiente com maior número de ácaros. Os colchões e travesseiros de todas as camas devem ser forrados por capa impermeável.

 

Fonte: https://www.stermix.com.br/

 

“ICTUS | O importante é se importar com a vida”