bengala bastão dobrável deficiente visual guarapuava paraná
12/02/2021 Por ictus Off

Cor da bengala ajuda a identificar o grau de deficiência visual

Você sabia que existe três tipos de deficiência visual? Muitos não sabem dessa informação e acabam generalizando o deficiente visual.

bengala bastão dobrável deficiente visual guarapuava paraná

O termo deficiência visual não significa, necessariamente, total incapacidade para ver. Na verdade, sob deficiência visual poderemos encontrar pessoas com vários graus de visão residual. Entenda a diferença:

Os três tipos de deficiência visual

Cego: É considerado cego aquele que apresenta ausência total da visão. A visão é nula, e não é possível identificar obstáculos, movimentos, ou iluminação através de seu campo de visão.
A cor da bengala para o cego é branca.

Baixa Visão: Aqueles que possuem visão parcial conseguem identificar a luz, são capazes de contar os dedos a curta distância, enxergam vultos, em alguns casos, podem identificar pessoas e objetos.

Cego-Surdo: A pessoa com surdo-cegueira não enxerga e não escuta, para a sua comunicação é necessário diferentes formas, algumas delas são: língua de sinais, escrita em braile e o tadoma, onde a a pessoa surdo-cega coloca o polegar na boca do falante e os dedos ao longo do queixo.

Como identificar o tipo de grau do deficiente visual através das cores de sua bengala

Bengala Branca: Sinaliza a pessoa cega, perca total da visão.

Bengala Verde: Sinaliza pessoas com baixa visão, não são cegas, apenas enxergam com maior dificuldade, possui visão parcial.

Bengala Branca e Vermelha: sinalização a pessoa que são surdas e cegas. Normalmente pode ser sinalizado apenas com um adesivo vermelho sobre a bengala branca.

Até o próximo post!

 

“ICTUS | O importante é se importar com a vida”